Vacina contra HPV para adultos

img
06 de outubro de 2022
Dra. Marianna

Vacina contra HPV para adultos

A vacinação para HPV no SUS é disponível para todas as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14. Para pessoas imunodeprimidas, como portadores de HIV/AIDS, transplantados, em tratamento para câncer ou doenças autoimunes até os 45 anos para mulheres e 26 anos para homens.

E os adultos saudáveis que desejam tomar a vacina?

Apesar da imunidade desenvolvida ser maior em vacinados jovens e que não iniciaram atividade sexual, os adultos também se beneficiam muito.

Pessoas com vida sexual ativa provavelmente já entraram em contato com algum tipo de HPV. Como existem vários tipos de vírus, é possível que a vacina proteja contra os principais causadores de condilomas e câncer ginecológico, caso a pessoa ainda não tenha adquirido.

A vacina pode ser feita em clínicas particulares e serão 3 doses para os maiores de 15 anos. Não há um limite de idade, mas para mulheres saudáveis, a recomendação também é usar até os 45 anos.

E quem já teve lesões causadas pelo HPV?

Pesquisas recentes mostram que o risco de recidiva é até 98% menor em pacientes que se vacinaram durante ou após o tratamento de doenças genitais, como câncer, lesões pré cancerosas e condilomas. Isso porque a imunidade desenvolvida pela vacina é maior que aquela que nosso organismo produz naturalmente.

Uma vacina eficaz e segura que salvará muitas vidas futuramente, não pode ser negligenciada. Não deixe de vacinar seus filhos no SUS e considere vacinar-se também.

Categorias

Ultimos posts

Tags

Ainda não há conteúdo para mostrar aqui.


      Envie uma mensagem




      Ao clicar em "Enviar", você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade

      Contato

      Se você tem alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta, por favor, entre em contato.