Contraceptivos de longa duração

Os contraceptivos de longa duração ou LARC (Long-acting reversible contraceptives) são métodos contraceptivos reversíveis que duram de 3 a 10 anos. Graças à praticidade que possuem, a mulher não precisa se lembrar do uso diário ou mensal, por exemplo, eliminando uma carga de preocupação do seu cotidiano.

Os LARC são utilizados no mundo todo por mulheres de todas as idades, da adolescência até a pré menopausa, que já tiveram filhos ou não. Sua eficácia é maior que 99% e alguns LARC podem oferecer vantagens além da contracepção.

Quem deseja utilizá-los deve falar com seu Ginecologista para avaliar a melhor opção. Eles podem se colocados no próprio consultório.

O implante é inserido com anestesia local, sob a pele do braço. O DIU pode ser inserido com ou sem anestesia, depende da tolerância da mulher.

Quais são os tipos de LARC e para quem são indicados?

• DIU (dispositivo intrauterino) de cobre

• SIU (sistema intrauterino) ou DIU hormonal (Mirena ® o Kyleena ®)

• Implante subdérmico (Implanon ®)

img

Tanto o DIU como o SIU são pequenos dispositivos em formato de T inseridos na cavidade uterina. Eles modificam o endométrio (camada interna do útero) interferindo na motilidade e vitalidade dos espermatozoides, dessa maneira impedindo a fecundação.

O DIU de cobre é recomendado para mulheres que não querem ou tem contraindicação para usar hormônios e dura 10 anos. O SIU hormonal é indicado em mulheres com fluxo menstrual mais volumoso ou com cólicas que preferem não menstruar – este dura 5 anos.

img

O implante é um tubo fino e pequeno inserido sob a pele, na face interna do braço. Ele também libera hormônio (progesterona) e tem duração de 3 anos. Uma boa parte das mulheres que escolhem usá-lo fica sem menstruar durante esse período.

Dentre as opções que ofereço, o melhor método é aquele que você pouco perceberá que está usando, e essa é uma questão particular de cada uma. Uma boa conversa com o Ginecologista irá esclarecer estas dúvidas e juntos chegarem a um método ideal.

Outros serviços

Ginecologia Geral

A ginecologia geral busca tratar e prevenir doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino. O Papanicolau e a mamografia, dependendo da idade da mulh...

Colposcopia e doenças causadas pelo vírus HPV

A colposcopia é um exame realizado para examinar o colo do útero, vagina e vulva com lentes de aumento, permitindo visualizar pequenas lesões, muitas ve...

CAF ou conização

CAF (cirurgia de alta frequência), conização e EZT (excisão da zona de transformação) são nomes diferentes para o mesmo procedimento. Consiste na......


    Envie uma mensagem




    Ao clicar em "Enviar", você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade

    Contato

    Se você tem alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta, por favor, entre em contato.