Corrimento vaginal é doença?
Já recebi pacientes queixando-se de que já tentaram “de tudo” para tratar um corrimento que nunca melhora. Outras pedem uma pomada para acabarem com o corrimento, pois se incomodam com ele.
A verdade é que na maioria das vezes ele é fisiológico, ou seja, normal, faz parte da natureza do nosso corpo. Normalmente inicia 1 ou 2 anos antes da primeira menstruação e segue até a menopausa.
Assim como os olhos e a boca, a vagina nāo é seca e produz uma secreçāo natural que a protege de doenças e outros transtornos.
A secreção normal varia de mulher para mulher e de acordo com a fase do ciclo menstrual. Então pode variar em cores (branco, amarelo ou transparente), odor ou quantidade.
Quem se incomoda com o fato da calcinha ficar constantemente úmida, pode usar absorventes finos diários. Antigamente acreditava-se que eles abafavam e não deveriam ser usados, hoje sabe-se que podem trazer conforto e não fazem mal algum.
O corrimento mudou e está estranho?
Quando devemos nos preocupar? Cheiro muito forte e ruim, textura grumosa, quantidade aumentada, cor esverdeada, coceira e ardência são alguns sintomas de que algo não está bem.
Não se automedique. Há cremes e comprimidos específicos para cada caso. Se percebeu algo diferente ou está com dúvidas, marque uma consulta com o Ginecologista.