Incontinência Urinária
Você perde urina quando dá risada, espirra ou pratica exercício físico? Vem piorando ao longo dos anos? É uma situação bastante incômoda, não?
Algumas pessoas chegam a perder urina tão frequentemente que passam a evitar sair de casa ou participar de eventos sociais. Mas você não precisa chegar a este ponto.
A incontinência urinária, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, poucas vezes é por ter “bexiga baixa”. Mesmo quem está com q bexiga no lugar, pode ter perdas. Os motivos são vários: fraqueza da musculatura pélvica, bexiga que se contrai fora de hora, múltiplos partos, menopausa, diabetes e obesidade são alguns exemplos.
Ao se queixar disto na consulta, precisamos entender a intensidade e os tipos de sintomas e fazer o exame físico. Algumas vezes será necessário pedir exames complementares, como exames de urina e o estudo urodinâmico.
Para tratar, dependendo do caso, pode ser feito com medicamentos, cirurgia, laser/radiofrequência e/ou fisioterapia pélvica. Quando o sintomas são mais severos, a cirurgia costuma ser a escolha. Para os mais leves, fisioterapia para fortalecer a musculatura e o laser ou radiofrequéncia, que aumentam a vascularização e a produção de colágeno tem ótimos resultados. Por isso a equipe multidiciplinar, com Ginecologista, Urologista e Fisioterapeuta pélvica por vezes será necessária.
Caso você tenha alguma dúvida ou precise de atendimento, entre em contato e agende um horário!