A ginecologia geral busca tratar e prevenir doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino. O Papanicolau e a mamografia, dependendo da idade da mulher, devem ser feitos nas consultas de rotina. E em caso de sintomas como dores pélvicas, corrimentos anormais, sangramentos irregulares, nódulos nas mamas, necessidade de iniciar ou mudar de método anticoncepcional, dentre outras, o Ginecologista deve ser procurado.
Adolescentes – quando ir à consulta com o Ginecologista pela primeira vez?
Adolescentes podem realizar a primeira consulta ginecológica a partir do momento em que tem sua primeira menstruação. Não é necessário ir imediatamente ao consultório, mas é importante que haja uma conversa com a menina para explicar que em breve esta consulta será importante e necessária.
Um bom momento para ir é aproveitar alguma necessidade ou dúvida da própria garota, como uma menstruação irregular, cólicas, secreções, hábitos de higiene, desenvolvimento do corpo e anticoncepção, por exemplo. Ela pode ser acompanhada pela mãe ou outra pessoa de confiança. Mas, se preferir, poderá passar pelo ginecologista sozinha.
Pode ser que ela não queira dividir alguma informação com outra pessoa além do médico e, neste caso, lhe é assegurado o sigilo profissional. Isso significa que o conteúdo da conversa só será dividido com os pais se a paciente autorizar.
É importante deixar claro que nem sempre haverá necessidade de fazer exame físico, a menos que haja uma queixa específica e a paciente estiver se sentindo confortável. Este é um momento precioso para se ter uma boa conversa e criar um vínculo de confiança com o médico. Assim, a adolescente saberá onde procurar informações seguras.
Outros serviços
Blog
Confira textos, notícias e informações a respeito do meu trabalho